Notícias

Enem 2018: Cartão de Inscrição com os locais de provas está disponível

image

O documento pode ser acessado pelo participante inscrito na Página do Candidato.Por Rafael Batista

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou na manhã de hoje, 20 de outubro, o acesso ao Cartão de Inscrição do Enem 2018. No documento, é possível saber os locais em que o participante deve realizar as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.

Acesse o Cartão de Inscrição do Enem 2018

Para fazer a consulta, o estudante deve acessar a Página do Participante, no portal do Inep, ou o aplicativo do Enem 2018 e inserir o número do CPF e a senha. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la na própria página do participante, seguindo estas orientações.

Além do local de provas, o documento traz as informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira, de atendimento diferenciado e/ou específico e de recursos de acessibilidade, se for o caso. Confira abaixo a tela de impressão do cartão de inscrição no Enem 2018:

Saiba mais sobre o Cartão de Confirmação de Inscrição

A organização do Enem não exige que o participante leve o cartão no dia da prova, mas recomenda. Com o cartão em mãos, o estudante poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido. 

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Veja também: o que levar e não levar para as provas do Enem

Provas

A expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018, em 1.725 municípios brasileiros. Bem como na edição de 2017, as provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, dias 4 e 11 de novembro, a partir das 13h30, pelo horário de Brasília.

O Inep recomenda aos participantes chegar com antecedência ao local da prova. Os portões serão fechados 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 13h.

Como o início do horário de verão está marcado para o primeiro dia de provas do Enem 2018, os participantes devem redobrar o cuidado para não chegarem atrasados aos locais de provas. Considerando que o horário que rege a aplicação das provas é o de Brasília, o fechamento dos portões será feito nos seguintes horários:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Veja como a prova do Enem está organizada para os dois dias de aplicação:

04/11, das 13h30 às 19h

- 45 questões de Ciências Humanas

- 45 questões de Linguagens e Códigos 

- Uma Redação

11/11, das 13h30 às 18h30

- 45 questões de Ciências Humanas
- 45 questões de Matemática

Acesse a cartilha com orientações para Redação do Enem 2018

Logo após as provas, o Brasil Escola vai fazer a Correção Comentada do Enem 2018. As questões serão corrigidas em tempo real pelos professores do Oficina do Estudante.

Estude no Brasil Escola

Aqui, no Brasil Escola, você pode treinar seus conhecimentos montando seu Simulado Enem, revisar conteúdos importantes, como atualidades, e conferir dicas para as provas. Em nosso canal no Youtube, você tem acesso gratuito a diversas videoaulas com conteúdos que podem cair no Enem 2018.

Resultado

O resultado do Enem 2018 será publicado no dia 17 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país. 

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Fonte: Uol




 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP