Notícias

Enem 2018: o que você precisa saber a um mês das provas

image

Provas serão aplicadas em 4 e 11 de novembro. Tire suas dúvidas e confira dicas para estudar nesta reta final de preparação.

Por Lorraine Vilela Campos

Falta exatamente um mês para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018! As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos consecutivos. Como está o seu emocional nesta contagem regressiva?

A expectativa de quem vai fazer o Enem 2018 já começa com o local de prova. O Cartão de Confirmação de Inscrição, documento que traz o endereço do exame, será liberado para consulta em 22 de outubro. Veja todas as datas do Enem 2018 O Cartão de Confirmação de Inscrição estará disponível somente na Página do Participante, no site do Enem 2018. O acesso é feito com os seus dados de cadastro (CPF e senha) que foram informados na inscrição. Fique atento(a)! O cartão não será enviado pelos Correios.

O que tem no Cartão de Confirmação de Inscrição?

O Cartão de Confirmação de Inscrição tem seus dados pessoais; endereço de realização do Enem (instituição de ensino, bloco, andar e sala); opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) e tipo de atendimento especial (específico ou especializado), se for o caso.

É obrigatório levar o cartão?

Não é obrigatório levar o Cartão de Confirmação do Enem 2018. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que o participante leve o cartão para se localizar com maior rapidez e evitar atrasos.

Se você optar por levar o cartão, é importante que ele seja impresso, já que não é permitido o uso do celular ligado dentro do prédio de prova.

Está se preparando para o Enem e quer intensificar seus estudos nesta reta final? Ou faz parte do time dos estudantes que começaram a estudar só agora? Calma! No Brasil Escola é possível se preparar de várias maneiras!

Simulado: o Simulado do Enem tem mais de mil questões para que você possa treinar os seus conhecimentos. É possível cronometrar o tempo que foi utilizado, escolher o número de questões e compartilhar o seu desempenho!

Videoaulas gratuitas: o canal do Brasil Escola no YouTube tem videoaulas gratuitas sobre todas as áreas do Enem. O melhor? Você aprende de graça e com professores especialistas no exame!

Provas e gabaritos do Enem: uma maneira eficaz de estudo e de conhecer o Enem é refazer provas anteriores. No Brasil Escola, é possível acessar as provas e gabaritos e colocar o seu conhecimento em prática!

Banco de redações: faça redações no formato exigido pelo Enem e tenha correção gratuita! O Banco de Redações é uma forma gratuita de treinar sua redação e ter um correção profissional.

Confira 10 possíveis temas da redação do Enem 2018.

Além disso, é possível acessar textos de atualidades que podem cair no Enem e também os conteúdos completos em artigos dos nossos professores. Aproveite!

Local de prova conferido e o conteúdo em dia, cabe agora ao participante ter certeza do que pode ou não levar nos dois dias do Enem 2018.

Deve levar

=> Documento de identificação original com foto: são aceitos documentos como Identidade (RG); Identidade Profissional; Carteira de Trabalho; Passaporte e Carteira de Motorista. Se você foi roubado ou perdeu a documentação, é preciso levar o boletim de ocorrência e apresentá-lo ao fiscal de sala.

=> Caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente): o Inep só aceita caneta de tinta preta, já que é a cor que o leitor óptico de correção da Folha de Respostas das questões objetivas reconhece. O tubo deve ser transparente para evitar "colas". Dica: leve mais de uma caneta por precaução.

Pode levar e usar no Enem

=> Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem: uso recomendado para a localização mais rápida nas instituições de ensino.

=> Alimentos leves (chocolates, barras de cereais, frutas, balas, sanduíches naturais,castanhas): o Enem é uma prova longa, ficar sem comer não é recomendado, já que o participante pode passar mal. Opte por alimentos mais leves e de fácil manuseio durante o exame, pois o lanche é feito na própria sala de aula.

=> Água ou líquidos: é importante ficar hidratado (a) durante a prova. Leve água ou outros líquidos não-alcoolicos em garrafa transparente e sem rótulo.

Pode levar e deixar guardado (não pode usar)

=> Celular: os participantes podem levar seus celulares, mas não podem usá-los dentro da instituição de ensino em que a prova for aplicada. É preciso retirar a bateria do aparelho e guardar com o celular dentro de uma embalagem plástica que o fiscal de sala fornecerá. O recepiente será lacrado pelo estudante e precisa ficar embaixo da cadeira durante todo o exame.

=> Moedas, chaves e alarmes de carro: Esses itens são identificados pelo detector de metais.Por isso, precisam ser guardados também no saco plástico que será entregue pelo fiscal de sala. É importante que não fique moedas nos bolsos para que o estudante não seja acusadopelo detector de metais quando for ao banheiro.

=> Relógios (principalmente eletrônicos).

Não pode levar

=> Rádio e itens de comunicação.

=> Itens de chapelaria: bonés, chapéus e gorros, por exemplo. Veja também: O que vestir no Enem?

=> Armas (mesmo quem tiver porte legal de arma).

=> Materiais que não sejam necessários para a prova (agendas, cadernos).

Você já sabe que o Enem 2018 será nos dias 4 e 11 de novembro, certo? É importante ficar por dentro do horário de abertura e fechamento dos portões e início das provas, afinal, não é legal fazer parte do "show dos atrasados", né?

O Enem sempre é fixado de acordo com o Horário Oficial de Brasília. Quem for de estados em que existe fuso-horário diferente precisa ver quantas horas são a menos para saber quando os portões serão fechados. A pedido do MEC, o Governo Federal adiou o início do horário de verão, que iria começar exatamente no primeiro dia do Enem 2018.

Oficialmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As

provas do Enem começarão às 13h30 (horário de Brasília). O

primeiro dia terá 5h30 de duração máxima, enquanto o segundo

contará com 5h para a realização do exame.

Horário local de fechamento dos portões

13h: estados das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além de Goiás, Distrito Federal, Amapá, Pará e Tocantins

12h: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia e Roraima

11h: Acre

Vamos ao formato das provas: o primeiro dia do Enem será constituído de 45 questões objetivas de Ciências Humanas; 45 de Linguagens e Códigos e uma Redação. O segundo domingo terá 45 perguntas de Matemática e 45 sobre Ciências da Natureza.

Onde usar minha nota do Enem?

O resultado do Enem 2018 será publicado no dia 17 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país.

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).

Quem sonha em estudar no exterior também pode aproveitar o Enem! Diversas instituições de Portugal usam as notas do Enem para selecionar brasileiros.

Bons estudos e boa sorte!


Fonte: Brasil escola


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP