(16) 3623-6199
(16) 3623-1729
Home
Oficina Literária Puntel
Nossa História
Dependências
Obras Professor Puntel
Professor Puntel
Professora Isabela
Professora Ludmila
Clientes
Cursos
Ensino Fundamental
Ensino Médio - 1º e 2º Anos
3º Ano e Pré-vestibular
Português para Adultos
Curso de Oratória
Cursos In Company
Fast Track de Oratória
Português para Adultos online
Blog do Puntel
Crônicas do Puntel
Multimídia
Fotos
Vídeos
Redações
Arquivo de redações
Notícias
Contato
Crônicas do Puntel
Luiz Puntel: Abandona ou acolhe?
02 de Agosto de 2020
Se verificarmos em outros países, a Roda dos Expostos é adotada na Rússia, Alemanha, Suíça, Coreia do Sul e na China, entre tantas outras nações
Luiz Puntel
|
ACidadeON/Ribeirao
2/8/2020 06:45
Roda dos Expostos! Alguém, sem dar um Google, sabe responder o que é essa roda? Uma pista: é um sistema antigo, bem antigo, coisa do século 14, bem antes do Cabral vir tomar posse das terras d´além-mar.
No entanto, os séculos se passaram, mas o sistema continua atual. Tanto é verdade que, em muitos estados norte-americanos, a organização Safe Haven Baby Boxes faz a divulgação sistemática do que em Portugal e no Brasil, então já "descoberto" por Cabral, sempre se chamou de Roda dos Expostos.
Se verificarmos em outros países, a Roda dos Expostos é adotada na Rússia, Alemanha, Suíça, Coreia do Sul e na China, entre tantas outras nações. É um sistema controverso e polêmico, sem dúvida! Os que são contra dizem que a implantação do sistema é um incentivo para os irresponsáveis. Já os que são a favor, ao contrário, entendem que é uma maneira humanizada e religiosa de valorizar a Vida.
Mesmo sem ter dado um Google, já sabemos do que se trata a tal da roda, certo? Exatamente, leitores! Antigamente, era uma portinhola giratória encravada na parede de uma igreja ou convento, com a finalidade de acolher um bebê ali depositado por uma mãe, geralmente na calada da madrugada, assinatura do anonimato do abandono do recém-nascido.
E o antigo problema continua mais atual que nunca. A gravidez indesejada, que gera a impossibilidade de se assumir a maternidade, é uma realidade. O curioso é que justamente os que têm acesso à contracepção ou ao controle de natalidade - e o fazem porque têm condições financeiras da escolha - são os que apontam o dedo acusador à indefesa mulher, geralmente abandonada na sua gestação por um parceiro inexistente.
Afinal, a iniciativa das "baby boxes" é um incentivo ao escape da responsabilidade para as mulheres? Ou, ao contrário, é um acolhimento para que possam encaminhar seus filhos à adoção anônima?
Nem todos os bebês têm a sorte de serem entregues à adoção consentida como foi o caso do bebê, filho exposto, ou seja, enjeitado, de Joanne Simpson e de Abdulfattah Jandali, um herdeiro de poços de petróleo na Síria. Bebê que, ao crescer, seria um dos responsáveis por eu digitar esta crônica num teclado de computador e você, leitor, ler a mesma crônica em meios digitais. Ah, o nome do bebê? Um tal de Steve Jobs!
----------------------------------------------------------------------------
Puntel, querendo saber: o que há de errado com a Natura e o Bento, filho querido e amado de Thammy Miranda e sua esposa, Andressa Ferreira?
Fonte:
ACidadeOn
Faça download da crônica.
Compartilhar
F
(16) 3623-6199
Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP
Oficina Literária Puntel. Todos os direitos reservados.