Crônicas do Puntel

O que pode cair como tema de redação?


A resposta que dou é sempre a mesma: pode cair todos os temas possíveis, até mesmo dentaduras duplas

 | ACidadeON/Ribeirao - 


Luiz Puntel é escritor, formado em letras e colunista do portal ACidade ON (Mastrangelo Reino / Arquivo A Cidade)

É SÓ PASSAR A LIMPO  

Os candidatos aos vestibulares sempre questionam a respeito do que pode "cair" como tema de redação. Nestes 40 anos de magistério, a resposta que dou é sempre a mesma: pode "cair" todos os temas possíveis, até mesmo "dentaduras duplas". Não estranhem, leitores! Drummond escreveu um poema a respeito delas! Aliás (sem trocadilhos, por favor!) um poema de encher os olhos quanto mais a boca! E o Brasil não é um país de desdentados? Pronto! Temos aí um tema de saúde pública, entre tantos outros possíveis.  

E sempre sugiro que os candidatos fiquem antenados na leitura de notícias, de artigos, do que a mídia veicula. Reflitam comigo, leitores! Assim como eu e vocês nos informamos por jornal impresso ou plataformas digitais, os professores que compõem qualquer banca vestibular também têm acesso às mesmas veiculações. Portanto, é muito comum escolherem temas de redação a partir do que leem, das matérias jornalísticas que chegam às suas mãos.  

E os professores de redação, atentos ao que é veiculado aqui e ali, sabem que essa é uma excelente estratégia para deixar os vestibulandos confiantes. Querem um exemplo recente, da semana passada? Vamos lá!  

Ainda nos indignamos quando emitimos algum comentário sobre o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, certo? Todos nos lembramos que a tragédia teve repercussão mundial. E o que é mais trágico: saber que a causa foi o descaso com que nossas autoridades governamentais tratam o patrimônio histórico, cultural e científico brasileiro. O Museu Nacional é apenas um exemplo, que se multiplica pelo Brasil afora. Aqui mesmo, em nossa cidade, nossos museus estão se deteriorando e a justificativa é que faltam verbas para evitar que nossa história vire pó.  

E isso pode ser tema de vestibular? Não só pode, como acaba de ser tema de redação. Semana passada, na concorrida prova de Redação da Medicina, do Centro Universitário Barão de Mauá, o tema foi justamente este: "Patrimônio histórico e cultural: descaso dos brasileiros com sua memória e identidade?"  

Perceberam como é importante os candidatos estarem antenados na leitura de mundo, leitura do que acontece à sua volta? E toda prova de redação envolve não só ler mas também interpretar os chamados "textos motivadores", fragmentos pinçados de várias fontes.  

Certamente, os professores da área trabalharam e trabalham em sala de aula temas como o solicitado pela Barão de Mauá, o que dá aos candidatos a tranquilidade de, na hora agá, só passarem a limpo! 
--------------------------  
Puntel, parabenizando os professores que motivam seus alunos com temas questionadores. 

Faça download da crônica.

 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP