Blog do Puntel

CANDIDATOS, FOCO NA LEITURA, SIM?

Puntel

Um recado rápido a todos os vestibulandos: estudar é importante, mas ler é fundamental. E por que afirmo isso? Simplesmente porque, há mais de 40 anos, percebo que o tema desta ou daquela prova de redação do vestibular já foi motivo de matéria jornalística, ou de um artigo de jornal qualquer.

Querem exemplos? Em 2018, na Fuvest, o tema versou sobre a polêmica levantada sobre a exposição Queermuseu, a respeito da diversidade sexual, em Porto Alegre. Os professores que haviam percebido que isso poderia ser ventilado em alguma prova, acertaram em cheio. Outro tema que também causou polêmica, já que abordou a questão de gênero sexual, foi sobre a jogadora de vôlei Tifanny Abreu. Por ser transgênero, ela deu motivo ao questionamento: uma jogadora transgênero pode jogar em um time feminino? Isso foi tema da Famema, Faculdade de Medicina de Marília. Dessa maneira, trabalhar com temas atuais, que são veiculados nos meios de comunicação, é excelente estratégia para deixar os vestibulandos confiantes.

Vamos a mais um exemplo? Ainda nos indignamos quando emitimos algum comentário sobre o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, certo? Todos nos lembramos que a tragédia teve repercussão mundial. E o que é mais trágico: saber que a causa foi o descaso com que nossas autoridades governamentais tratam o patrimônio histórico, cultural e científico brasileiro. O Museu Nacional é apenas um exemplo, que se multiplica pelo Brasil afora. Aqui mesmo, em nossa cidade, nossos museus estão se deteriorando e a justificativa é que faltam verbas para evitar que nossa história termine em pó.

E isso pode ser tema de vestibular? Pode não! Recentemente, foi tema da concorrida prova de Redação da Medicina, do Centro Universitário Barão de Mauá. Solicitaram que os candidatos discutissem justamente a questão: “Patrimônio histórico e cultural: descaso dos brasileiros com sua memória e identidade?”

Em suma, prova de redação de qualquer vestibular requer leitura e interpretação de textos. E, certamente, os professores da área trabalharam e trabalham sempre antenados em motivar seus alunos a se debruçarem sobre o que vai pelo mundo das notícias e da atualidade.

Luiz Puntel


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP