Blog do Puntel

NÃO “DESEMBESTE” SEU TEXTO.

Puntel

        Aqui vai uma dica fundamental para quem sempre escreve. Ao escrever seu artigo científico, seu ensaio de mestrado, sua tese de doutorado, ou qualquer outro texto, você já reparou como é a pontuação de seus parágrafos? Não? Sugiro que, depois de escrever um parágrafo, você conte quantos pontos finais foram empregados. Se você começa a escrever e só pontua no fim do parágrafo, cuidado com o cavalo desembestado!

        Vou contar o que aconteceu comigo para que vocês entendam o que é esse cavalo desembestado do parágrafo anterior. Um dia, numa fazenda, convenceram-me de que seria uma delícia andar a cavalo. Nada contra quem acha uma delícia cavalgar. Mas, foi só o cavalo perceber que sobre o seu lombo estava um ginete desprecatado, que não sabia a diferença de rédea e de cabresto, e tomou conta da situação. Ou seja, saiu em disparada para a cocheira de onde o tinham tirado e, no galope, fez com que eu parecesse um joão-bobo, quase virando piruetas sobre a sela.

        Assim é a pontuação de textos que, em vez de serem domados por quem escreve, faz gato e sapato do redator ou redatora. Costumo chamar esses parágrafos de “desembestados”, ou seja, assim como o cavalo desandou a correr, as palavras vão sendo escritas, numa alegre confusão, a coerência e coesão dando piruetas sobre as linhas, um horror!

        Então, aqui vão duas dicas ótimas: a primeira delas é aguçar o espírito de observação. Habitue-se, ao ler textos, como são pontuados os parágrafos. Se for um parágrafo de 4 ou 5 linhas, há que se ter usado pelo menos dois ou três pontos finais. Se houver apenas um ponto final depois de 4 ou 5 linhas, ele já está com problemas!

        A segunda dica é treinar essa técnica, a de construir frases curtas. A primeira dessas frases é o que chamamos de “resumo” do parágrafo. É o que se chama tecnicamente de “tópico frasal”.

        Você observou que este artigo tem seis parágrafos e todos eles têm mais de dois pontos finais? Observou também que a primeira frase, o primeiro período, está sublinhado? Por quê? Justamente para você perceber a importância do tópico frasal, do “resumo” do parágrafo e da importância da pontuação correta. Bons textos!

Luiz Puntel


 

(16) 3623-6199

Av. Senador César Vergueiro, 590 - Jardim Irajá - Ribeirão Preto/SP